Header Ads

Loading...

Alemanha - Bundesliga - Campeonato Alemão de Futebol

PARTIDA
HORÁRIO
O melhor do futebol rola aqui!
PROGRAMAÇÃO PARA O DIA
-- --
CLIQUE SOBRE O CANAL QUE DESEJA ASSISTIR
-- --
ALAMANHA - BUNDESLIGA 1/2
FX 1 BR - PROGRAMAÇÃO DO CANAL
FX 2 BR - PROGRAMAÇÃO DO CANAL
FX 2 ES
BUN 1
BUN 2
BUN 3
BUN 4
ALAMANHA - BUNDESLIGA - FEMININO
CANAL 1
                
               A Fußball-Bundesliga (em português: Liga Federal de Futebol), é uma liga profissional de futebol da Alemanha. É a principal competição de futebol deste país e está no topo da pirâmide do futebol alemão.

            A Bundesliga é formada por 18 equipes e todos os seus clubes estão automaticamente classificados para a DFB-Pokal (Copa da Alemanha); o campeão se classifica para a DFL-Supercup (Supercopa da Alemanha).

              Um total de 54 clubes já disputaram a competição[1] e o Bayern München é o clube que mais a venceu, com 27 títulos. Doze clubes já se sagraram campeões, além do Bayern, Borussia Dortmund (8 títulos) Borussia Mönchengladbach (5 títulos), Werder Bremen (4), Hamburgo (6) Stuttgart (5 ), FC Köln e Kaiserslautern (2), competando a lista Eintracht Braunschweig, München 1860, FC Nürnberg e Wolfsburg, com um título cada. O Hamburgo é único clube que disputou todas as suas edições, e que forma com Bayern München e Borussia Dortmund, os clubes alemães campeões da Liga dos Campeões da UEFA, que ainda teve Bayer Leverkusen, Borussia Mönchengladbach e Eintrach Frankfurt como vice campeões.

               Entre os clubes que não foram campeões alemães na Era Bundesliga, destacam-se o Bayer Leverkusen e o Schalke 04, com 5 vice campeonatos cada um neste período.[2]

              A Bundesliga foi fundada em 1962 na cidade de Dortmund, a primeira temporada começou em 1963, e desde então, apenas a cidade de Munique celebrou dois de seus clubes como campeões, o Bayern e o München 1860. Sua estrutura e organização, juntamente com outras ligas de futebol da Alemanha, sofreram mudanças frequentes até os dias de hoje.

             Cerca de dez anos após a sua fundação, o futebol alemão começou a alcançar resultados ainda mais relevantes, tanto a Seleção da Alemanha, como os clubes alemães, entre 1972 e 1983: A Seleção da Alemanha foi campeã do mundo em 1974 e da Eurocopa em 1972 e 1980 (vice em 1976, perdendo nos pênaltis). Bayern (3 títulos, 1974/75/76) e Hamburgo (1, em 1983) campeões na Liga dos Campeões da UEFA, com o Borussia Mönchengladbach vice em 1977. Borussia Mönchengladbach campeão da Copa UEFA (atual Liga Europa) em 1975 e 1979 (vice em 1972 e 1980, este último para o também alemão Eintrach Frankfurt), com o Hamburgo vice em 1982. Na Recopa Europeia foram campeões neste período o Hamburgo em 1976 e vice campeão o Fortuna Düsseldorf em 1979. Vale acrescentar que dois clubes alemães orientais foram finalistas, o Magdeburgo, campeão em 1974, e o Carl Zeiss Jena, vice campeão em 1981. Já a Seleção da Alemanha Oriental foi campeã do futebol nos Jogos Olímpicos em 1976, havia conquistado o bronze nesta competição em 1972 e conquistaria a prata em 1980.

               A Bundesliga foi originalmente fundada pela a Deutscher Fußball-Bund (Associação Alemã de Futebol), mas agora é controlada pela Deutsche Fußball Liga (Liga Alemã de Futebol).

            A Bundesliga é a liga que tem a maior média de público do mundo, a que mais leva torcedores aos estádios, é transmitida pela televisão para mais de 200 países, sendo a mais lucrativa da Europa.[3]
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bundesliga
Loading...

Nenhum comentário

Fique à vontade!